March 27, 2020

As ações estão muito baratas hoje?

A resposta mais direta que eu posso te dar para a pergunta acima, é que eu não sei. Pode não parecer o papel de um analista de investimento, não saber o que vai acontecer. Mas qualquer um que te diga que sabe como será o futuro, em um momento tão conturbado social e economicamente falando, ou não sabe do que está falando ou é muito irresponsável.

Vejo muitos analistas publicando relatórios falando sobre a grande oportunidade que existe hoje, com as ações muito baratas. De fato, o preço das ações caiu muito em relação ao que eram há dois meses, assim é mais interessante comprar ações hoje do que era há dois meses.

Mas, na prática, o que esses analistas dizem é que comparadas com os lucros gerados nos últimos anos (a última referência que eles têm), seus preços estão baixos e por isso são verdadeiras pechinchas. 

Só que é importante entender que o valor das ações hoje não tem nenhuma relação com os lucros passados, e sim com relação aos seus lucros futuros. E esses são totalmente desconhecidos. Ou seja, os preço baratos podem ser na verdade uma armadilha e não uma oportunidade.

Ninguém sabe o que vai acontecer com a crise do coronavírus e nem quanto tempo vai durar a quarentena. Sem isso, não temos como saber o que vai acontecer com a economia e com os lucros futuros das empresas (que podem ser parecidos com os do ano passado, mas podem também se transformar em grandes prejuízos). 

Assumir que os lucros futuros serão parecidos com os do passado pode ser um grave erro nesse momento. Aqueles que afirmam isso, podem estar certos, mas se estiverem errados os custos podem ser muito altos. Se os lucros forem muito menores, ou até prejuízos, então boa parte das ações indicadas como baratas na verdade podem estar ainda bem caras. 

Só para fazer um exercício, na crise de 1929, conhecida como a grande depressão, as ações caíram 89%, desde o seu pico. Se tivermos algo parecido aqui no Brasil, podemos ter ações caindo até um mínimo de 13.000 pontos, considerando um máximo de 119.000 pontos, no início de janeiro. Considerando que a Bolsa fechou a 77.710 pontos ontem (26/3), se ela cair até um mínimo de 13.000 pontos, estamos falando que ainda podemos perder 83%, sobre o que for investido hoje. 

Mesmo em um cenário menos catastrófico, considerando que a bolsa volte apenas para a mínima atingida na última recessão, durante o governo Dilma Rousseff, que foi de 37.497 (em jan/2016), ainda falamos de uma perda potencial de 52%. 

É fato que em algum momento a bolsa vai se recuperar e a economia vai voltar a andar normalmente. Mas pode ser que ainda seja muito cedo para sair comprando. 

Como eu disse, não sei se as ações estão muito baratas hoje, ou se estão caras. Tudo depende de como essa crise vai se desenrolar e quais serão seus impactos na economia. 

O fato de não sabermos o que vai acontecer não significa que será ruim. Se você não quer perder as oportunidades, pode comprar um pouco de ações (eu mesmo estou fazendo isso e recomendando para os assinantes dos meus relatórios), mas não vá com muita sede ao pote, pois os riscos hoje são muito elevados.

 

Boa sorte!

Fernando Tempel

Analista CNPI

Inscreva-se e fique à frente do mercado